terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Lançamento da Ordem do Mérito Cívico “Maria Quitéria" - FALASP

Revista CARAS EDIÇÃO 784 - 12/11/2008. Com matéria sobre o lançamento da Ordem do Mérito Cívico "Maria Quitéria" - FALASP



A Medalha da Ordem do Mérito Cívico “Maria Quitéria” - a “Heroína das guerras pela independência do Brasil”, da FALASP - Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo, foi lançada no dia 29 de outubro de 2008, em São Paulo, capital, em evento do CICESP – Centro de Integração Cultural e Empresarial de São Paulo, durante sessão de condecorações e premiações no Salão Nobre “Presidente Juscelino Kubitschek”. A Ordem do Mérito Cívico “Maria Quitéria” é uma honraria que será concedida pelo Conselho da FALASP às pessoas que se destacarem em suas respectivas áreas de atuação. Uma distinção prestigiosa que leva o nome da heroína da independência baiana que se alistou nas tropas revolucionárias para expulsar o exército português em 1823.



Na ocasião, o presidente da FALASP, Conde Thiago de Menezes, outorgou os seguintes: Título de Chanceler de Honra ao Sr. Regino Barros, Comendador Grande Oficial da Ordem do Mérito da FALASP e Membro Honorário da AILA - Academia Itapirense de Letras e Artes e FALASP; Título de Chanceler para Paris, França, a ilustríssima Senhora Acadêmica Diva Pavesi, representante da FALASP e da AILA em Paris, França e Título de Chanceler Honorária para o Estado de São Paulo, a ilustríssima Senhora Dama Comendadora e Acadêmica Jiselda Aparecida de Oliveira (artista plástica Gigi, autora da tela retratando Maria Quitéria). Em seguida, foram entregues o Diploma e a insigne Medalha do Mérito Cívico “Maria Quitéria”, a “Heroína das guerras pela independência do Brasil”, às seguintes personalidades do mundo da literatura: Escritora e Assessora Literária Maria Emília Genovesi; Escritora e Empresária Monica Yvonne Rosenberg e Editora e Escritora Sílvia Bruno Securato (Oficina do Livro Editora - SP). As premiações terminaram com a entrega dos Certificados de Honra da Ordem do Mérito Cívico “Maria Quitéria”, às personalidades do mundo cultural paulista: Sandrinha Sargentelli, Dama Comendadora da FALASP; Ricardo Massaini, produtor cultural; Mara Bastos, apresentadora de TV; Mara Cedro, apresentadora de TV e Raimundo Nonato, colunista social do Vale do Paraíba há 27 anos e Delegado da FALASP em Taubaté.

Na foto algumas das personalidades homenageadas com a Medalha e o Diploma do Mérito Cívico “Maria Quitéria”, entre elas, Sandrinha Sargentelli.