domingo, 22 de novembro de 2020

 

O Adido de Imprensa Thiago de Menezes, presidente da FALASP, é empossado em Brasília na "Academia de Letras e Música do Brasil", a ALMUB

O jornalista de turismo, escritor, musicista, palestrante e Adido de Imprensa Thiago Galenbeck Gagliardi de Menezes por sua posse na Academia de Letras e Música do Brasil (ALMUB), prestigiada instituição de âmbito nacional, acontecida no Espaço Tropical Eventos, Park Way, no Núcleo Bandeirante, em Brasília, DF, no último 09 de novembro de 2020.

Na ALMUB, os Acadêmicos Meireluce Fernandes da Silva (cadeira 13 - Letras - presidente eleita para o biênio 2021 - 2022) e José Carlos Ferreira Brito (cadeira 30 - Letras) empossam o Acadêmico neófito c. Thiago de Menezes

Entidade sem fins lucrativos, com sede em Brasília e presidida atualmente por Basilina Pereira, a ALMUB foi fundada em 23 de outubro de 1976, pela escritora Arlette Pereira da Costa, já falecida. Tem por finalidade promover, fomentar e divulgar a Cultura, no âmbito das Letras e da Música, nas esferas intelectuais do País, sendo patroneada pelo ex-presidente da república Juscelino Kubitschek de Oliveira, a quem é reservada a Cadeira nº 1, “ad aeternum”, a única que não pode ter outro ocupante.

A indicação da homenagem a Thiago de Menezes na ALMUB, que passou a ocupar a Cadeira nº 8 (patrono Casimiro de Abreu), partiu da acadêmica Meireluce Fernandes da Silva, ex-presidente da Academia Internacional de Cultura (AIC). O néo-acadêmico fez o juramento de posse, na presença de Embaixadores e membros do Corpo Diplomático estrangeiro creditado na capital federal, seguindo os ideais da ALMUB, que são os mesmos defendidos por aqueles que decidiram fundá-la em 1976, quando Brasília era ainda uma criança em pleno processo de desenvolvimento cultural. E Thiago conheceu a ALMUB, muitos anos atrás, através da ex-presidente, a pianista Neusa França, autora do Hino Oficial de Brasília, de quem ele se aproximou por intermédio da pianista Maria Alice Saraiva.

Nascido em Itapira, SP, Thiago tem operação cultural, como presidente da Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo (FALASP) em Águas de Lindóia, Mogi Mirim, Mogi Guaçu (onde foi um dos idealizadores e fundadores da Academia Guaçuana de Letras), Lindóia e Tambaú. A posse na ALMUB valoriza a presença de mais um jovem intelectual, que tem se dedicado a resgatar e preservar a memória histórica e cultural das cidades onde atua da região metropolitana de Campinas.




UM POUCO MAIS...

Arlette Pereira da Costa idealizou a ALMUB como instituição, certa de estar trabalhando pela cultura da capital do País e de que estaria plantando a semente que, hoje, representa cada um dos membros efetivos desta Academia, cujos pilares são a Música e a Literatura.

​Por ela já passaram expressivos nomes de nossa cultura, que partiram para o alto, deixando-nos exemplos de dedicação e amor à causa que abraçaram com determinação e coragem. Além da Fundadora, Arlette Pereira da Costa, citamos Newton Rossi, Alfredo Uchôa, Stella Rodopoulos, Maria de Lourdes Lucena, Jonatra Macedo, Silvio Barbato, Maria de Lourdes Reis, Neusa França, Leon Szklarowsky, Henriques do Cerro Azul, Áureo Mello, Rômulo Marinho, Palmerinda Donato, Jáson Frutuoso, Luiz Carlos de Oliveira Cerqueira, Nestor Kirjner, Antônio de Pádua Guerra Vicente, e muitos outros.

A ALMUB nasceu com a força das grandes letras e a cadência das eloquentes notas musicais. Continua atuante, marcando presença nos meios culturais de Brasília e atenta aos movimentos de atualização de seus documentos e normas, com a determinação de quem chegou ao século 21 revigorada pelo talento de seus membros efetivos.

Créditos: Maria de Lourdes Torres de Almeida Fonseca (“Lolô Fonseca”, cadeira 35 – Letras), que integra a Almub desde 16/02/1977.


Fotos: ANCEC - Brasília, DF, 09/11/2020.