terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Delegacia da FALASP na Argentina


FALASP é instalada na Argentina


Com a presença de membros da realeza européia a entidade paulista recebe distinções internacionais em Buenos Aires desde agosto de 2008


Na Câmara Municipal de Itapira, em Sessão Solene da AILA – Academia Itapirense de Letras e Artes na data de 08 de agosto de 2008, foi composta e oficializada a “Delegação da FALASP – Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo da Argentina” com mostra pública dos documentos referentes a esse momento, PLACA que foi afixada em Buenos Aires dia 16 de agosto mais outorga da Grã Cruz da Ordem do Mérito da FALASP especial da Delegação Argentina. Em Buenos Aires a FALASP recebeu a distinção internacional "Gratia Plena”, Diploma e Medalha de Prata, em uma cerimônia realizada no tradicional salão “General San Martin”, do COFA - Círculo de Oficiais das Forças Armadas Argentinas. Outorgada pela Nobilísima, Dinástica e Soberana Ordem dos Cavaleiros de Nossa Senhora de Santa Maria de Buenos Aires - OSMBA, entidade que remonta ao século XIV, concedida no mérito para as virtudes, os trabalhos de divulgação, preservação e conhecimento da história. A entrega esteve a cargo do Soberano Grão-Mestre da Ordem de Gavaldá, o Príncipe e Conde Ruben Alberto Castro e foi recebida pelo presidente da FALASP, Conde Thiago de Menezes, que também é embaixador, nomeado, da Maison de David Toulouse Gevaudan, a Casa Condal Soberana de Gavaldá e o Gran Prior da Ordem BONARIA no Brasil. A solenidade de gala contou com a presença de muitos membros da realeza européia, entre eles a Casa Real e Ducal de Cantabria. O Soberano desta Casa Real é o DUQUE DE CANTABRIA, S.A.R. Príncipe Don Eduardo Cuneo de Osório, que concedeu o título nobiliárquico de Marquês a Thiago de Menezes, por pedido do chefe da Maison Royale de Gevaudan. A Maison de Cantábria é a primeira Casa Real da Espanha (antes da Habsburgo e os Bourbons) e Thiago de Menezes pode usar publicamente, a partir daquela data, o Título nobiliárquico atribuído por Don Eduardo.

O Grã Priorato da OSMBA no Brasil, agora comandado por Thiago de Menezes é composto pelas seguintes personalidades: S.A.R.I. C.J.+ don Waldemar Iº Baroni Santos, S.M.R.I. C.J.+ don Luis Cassio D´Aquino e Baroni Santos, S.A.R.I. C.J.+ don Tarcisio Armando D´Aquino e Baroni Santos, S.A.R.I. C.J.+ don Eloi Angélos Ghio de Athenas, S.A.R.I. D.J. doña Irene Colette Odile Cadier D´Aquino e Baroni Santos, S.A.R.I. D.J. doña Magali Mitaini Calazans D´Aquino e Baroni Santos, S.E. C.J.+ don Ricardo Lorite de Lima, C.G.M + don Rui Costa Barbosa, C.G.M.+ don Luis Fernando Salgado e D.G.M. + doña Diva Gagliardi de Menezes, segundo consta dos arquivos da referida instituição. São considerados membros da Delegação da FALASP na Argentina as seguintes personalidades culturais: Comendadora Grã Cruz Vera Lúcia Gonzalez Teixeira (Chanceler da Ordem do Mérito Cívico “Maria Quitéria”), Comendadora Drª Nilza Pinheiro de Athayde Lieh (Presidente da Academia Brasileira de Meio Ambiente - ABMA) mais os Delegados Acadêmicos das Belas Artes e Belas Letras: Carmem Lucia Xavier, Djalma Lemos Mendonça, Eduardo Alves Reis, J. Neves, Luiz Henrique Pires Carneiro, Monica Yvonne Rosenberg, Orlando Fogaça de Almeida Filho, Sonia Rocha, Sula Dray e Zuleika Maria da Conceição (Rizú).