sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

I ENCONTRO ANUAL DE COMENDADORES DAS ORDENS HONORÍFICAS DA FALASP

A FALARJ - Federação das Academias de Letras e Artes do Estado do Rio de Janeiro recebeu na Confederação das Academias de Letras e Artes do Brasil, fundada em 1936, a Sessão Solene do I ENCONTRO ANUAL DE COMENDADORES DAS ORDENS HONORÍFICAS DA FALASP - Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo. O Evento foi presidido pelo Comendador Grão Colar, Conde Thiago de Menezes, Presidente da FALASP e Grão Mestre das Ordens Honoríficas do Sodalício Acadêmico em harmonia com a Presidenta da Academia Guanabarina de Letras, Dra. Yara Vargas, que recebeu o “Troféu Prêmio TOP QUALIDADE SÃO PAULO” como Personalidade Cultural de 2008.

Durante a solenidade foi dada Posse Administrativa aos novos Membros da “Academia de Letras da Mantiqueira” e foi lançada em outorga única, no Rio de Janeiro, a Medalha da Ordem do Mérito Cívico “Maria Quitéria”- FALASP e na lembrança dos 40 anos sem “Chateau” foi outorgado o Grande Colar do Mérito Jornalista “Assis Chateaubriand” para a escritora Monica Yvonne Rosenberg e ao Jornalista Edgardo Martolio, Superintendente da Revista CARAS, que comemora seus 15 anos de publicação no Brasil. Na foto ao lado Edmundo dos Santos Silva, ex-Presidente do FLAMENGO, recebendo a Ordem do Mérito Cívico "Maria Quitéria".

Lembrança dos 40 anos sem “Chateau”: Momento solene da outorga do Grande Colar do Mérito Jornalista “Assis Chateaubriand” ao Jornalista Edgardo Martolio, Superintendente da Revista CARAS, que comemora seus 15 anos de publicação no Brasil.

A Real Ordem do Mérito Cultural Dom João VI de Portugal - FALASP, representada pelo seu Chanceler Nacional, Comendador José Ricardo Rocha Bandeira teve uma participação especial com o Bloco de Celebração dos 200 anos da Chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil outorgando a Comenda e Medalha Dom João VI a diversas personalidades: Da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro foram homenageados os Deputados Estaduais Wagner Montes (foto ao lado), no Grau de Comendador, e Ayrthon Carlos Maiatto Dias (Tucalo), mais o engenheiro Carlos Alberto Lopes de Sousa, presidente da Academia de Artes de Cabo Frio – ARTPOP, Chanceler Honorário para Cabo Frio, RJ; a artista plástica Meg Costa de Carvalho, presidente da Academia de Ciências e Letras de Maricá, Chanceler Honorária para Maricá, RJ e a jornalista Rosely Pellegrino, recebeu o Título de Membro Correspondente da FALASP e foi nomeada Delegada da FALASP para Maricá, recebendo ainda o Título de Dama Chanceler Executiva para o Município de Maricá , RJ.


No encerramento do evento, o presidente da FALASP, Conde Thiago de Menezes recebeu da ALERJ o Título de Cidadão Benemérito do Estado do Rio de Janeiro. O evento foi realizado em sessão solene aos 19 dias do mês de dezembro de 2008, na Sala Nobre da CONFALB. A cerimônia contou com a presença de muitos jornalistas, colunistas sociais de vários orgãos e foi transmitida ao vivo, on line, por Tvs de internet. A foto ao lado, retrata o momento da execução do "Hino Nacional Brasileiro" em transmissão ao vivo para Brasil e Portugal.