sábado, 18 de abril de 2020

Adeus ao Acadêmico CECCONI, artista plástico e ilustrador



Adeus a Clauber Campos Cecconi, simplesmente CECCONI

Thiago de Menezes*


A “Academia Brasileira de Belas artes – ABBA” cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento de seu Acadêmico (cadeira de grau nº15, que tem o pintor Pedro Américo como Patrono) Clauber Campos Cecconi, ou somente CECCONI, notável artista plástico, ilustrador e professor de pintura, que tinha quase sessenta anos dedicados ao universo pictórico.


Nascido em 17 de julho de 1939, em Sorocaba, no interior de São Paulo, foi no Rio de Janeiro que despontou para sua vocação maior dentro do cenário artístico e cultural. Premiado em sua afã plástico, participou de muitos eventos e tomou parte em notáveis coletivas como no ano de 1995, em Itajaí - Santa Catarina - Brasil - Salão de Artes Cidade de Itajaí - Casa de Cultura Dide Brandão; destacando-se, ainda: 1999 - Rio de Janeiro - Brasil - Sinfonia da Natureza (1999 : Rio de Janeiro, RJ : Associação Brasileira de Imprensa) - ABI - Associação Brasileira de Imprensa (Rio de Janeiro, RJ); 1999 - Rio de Janeiro - Brasil - Sinfonia da Natureza (1999 : Rio de Janeiro, RJ : Aeroporto Santos Dumont) e 2001 - Curitiba - Paraná - Brasil - Simone Campos, Belmiro Santos, Clauber Cecconi, Giovanni Gargano e Gledson Amorelli (2001 : Curitiba, PR) - Galeria de Artes Um Lugar ao Sol.


Antes de dedicar-se inteiramente à pintura, o desenhista Cecconi já era conhecido pelos seus trabalhos de ilustrações publicitárias e por suas capas de livros. Nos primeiros anos da década de 60, recebera vários prêmios por seus desenhos e pinturas em salões de arte de que participava. Em 1992 ganhou o prêmio de viagem à Europa pela Universidade Estácio de Sá. No velho continente descobriu e iniciou uma nova fase em sua pintura, seus temas prediletos são: feiras de flores parisienses, recantos floridos de Levens e Nice no Sul da França, gondoleiros nos canais de Veneza, ruínas de Roma e os interiores das Catedrais Européias. Sua obra está presente em acervos de colecionadores europeus, americanos, japoneses, argentinos, mais galerias de arte do Rio de Janeiro, Paraná, Florianópolis, Vitória, Recife, entre outros estados.


Pela convivência com um Artista do nível de Cecconi, percebíamos a afinidade que ele tinha com as cores, a sensibilidade quando o pincel manchava a tela em branco e como as coisas iam surgindo do nada, do vazão de sua mente colorida e criativa ...! Era realmente uma pessoa dotada de algo muito singelo e admirável, na acepção dos que conviveram com ele. Creio que uma pessoa quando chega ao grau que Cecconi chegou, ele tornava-se simples, meigo e amigo...!Um valoroso confrade!!



*Thiago de Menezes é jornalista e artista plástico. Diretor Executivo de COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL da “Academia Brasileira de Belas Artes – ABBA” e presidente da “FALASP – Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo”.