sexta-feira, 29 de abril de 2022

ACADIL perde Roberto Machado Carvalho

 

Acadêmico Professor Roberto Machado Carvalho 

(1932 - 2022)



O adeus ao querido mestre que se dedicou às causas santas e históricas, em uma vida rica de atuações em escolas e Academias de Letras. Estudioso da história de Itu e do interior paulista dedicou-se à produção jornalística de perfis biográficos

Por Thiago de Menezes*

 

Através da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia, a ASBRAP, a Federação das Academias de Letras do Brasil (FALB) e sua congênere paulista, a FALASP, recebeu a triste notícia do falecimento, na capital paulista, do Professor Roberto Machado Carvalho, que foi um dos fundadores e presidente da ASBRAP (2003 a 2005), além de presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (1999 a 2001).

Seu legado para a história de Itu é louvável. Escreveu a biografia da Venerável Madre Maria Teodora Voiron (do colégio do Patrocínio, hoje candidata a Santa), de João Tibiriçá Piratininga, e do Santo de Itu - Padre Bento Dias Pacheco, além do escritor Francisco Nardy Filho. Publicou também livros sobre a Convenção Republicana de Itu e sobre a Escola Estadual “Regente Feijó”. Foi Secretário de Cultura do Município de Itu (2001-2004), onde também foi atuante no Rotary Clube ituano e exerceu a função de conselheiro do Condephaat - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico de Itú. Para comemorar o 4º Centenário de Itu, reuniu os principais artigos em jornais na obra “Quatro séculos de Itu”, em dois volumes, num total de 628 páginas. Dedicou-se à produção jornalística de perfis biográficos, sendo colaborador semanal do jornal ituano “A Federação”.

O Professor Roberto Machado Carvalho foi membro fundador da Academia Ituana de Letras (ACADIL), onde ocupava a Cadeira nº 24, cujo patrono é o Dr. Antônio de Almeida Prado e posteriormente seu representante na Federação das Academias de Letras do Brasil (FALB). A ACADIL decretou luto oficial por 3 dias. Foi membro da Academia Paulista de História; da Academia Cristã de Letras; da Academia Cultural e Artística de Tietê, pois, além de ter sido presidente do INEVAT - Instituto de Estudos do Vale Médio do Rio Tietê, era “Cidadão de Tietê” e da Academia Itapirense de Letras e Artes (de Itapira, SP), cidade onde tinha muitos amigos e empreendeu famosa noite de autógrafos, com palestra, sobre a Madre Maria Teodora Voiron e suas vicissitudes. Pertenceu a diversas instituições culturais, dentre elas a Associação Paulista de Imprensa e a União Brasileira de Escritores (UBE), de São Paulo.

Nascido em 18 de fevereiro de 1932, em Itu, onde frequentou o curso primário no antigo Grupo Escolar “Cesário Motta”, onde também foi professor, e estudou no Instituto de Educação “Regente Feijó. Licenciado em História e Geografia pela USP; pós-graduado em História do Brasil, tendo como orientador o Professor Sérgio Buarque de Holanda; e em História Social pela USP, com o orientador professor Pedro Brasil Bandechi. Foi professor do ensino médio no Estado de São Paulo, inclusive nos antigos Institutos de Educação de Tietê e “Regente Feijó”, em Itu, aposentando-se em 1986, após 30 anos de serviço. Também lecionou nas Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras das Cidades de Itu (Nossa Senhora do Patrocínio), Marília (UNESP) e São Paulo (Moema e Pinheiros).

A missa de sétimo dia pela alma do professor e historiador de Itu, Roberto Machado Carvalho, será realizada no último sábado, dia 23 de abril, às 16h, na Igreja do Patrocínio em Itu. Roberto faleceu no domingo, 17 de abril, em São Paulo, aos 90 anos, por infecção pulmonar. Ele foi enterrado no túmulo da família no Cemitério da Saudade de Itú. Deixou viúva Octacília Naghirniac, de família oriunda da Romênia, com quem teve duas filhas: Silvia Narghirniac Carvalho e Sonia Narghirniac Carvalho. Deixa os netos Tullus Ullus Bergmann Filho, a bióloga Dra. Jéssica Carvalho Bergmann, o advogado Ivan Carvalho Ellero e Caio Carvalho Ellero; além, entre outros, do irmão Raul Machado Carvalho, do site Grande Itu.

 

*Membro Vitalício da Federação das Academias de Letras do Brasil, o escritor e jornalista (MTB 0038494/RJ) Thiago de Menezes é sócio correspondente, decano, da Academia Ituana de Letras (ACADIL), além de presidente da FALASP. Contatos: thiagorfmenezes@yahoo.com.br