sexta-feira, 27 de maio de 2022

Instalação da "Academia Brasileira de Letras da Magistratura"

 

Instalação da Academia Brasileira de Letras da Magistratura 

FALB e FALASP representada na instalação da Academia Brasileira de Letras da Magistratura e posse da nova Diretoria do Instituto dos Magistrados do Brasil


    No último dia 09 de maio, o Instituto dos Magistrados do Brasil realizou a instalação da “Academia Brasileira de Letras da Magistratura” e posse da nova Diretoria do “Instituto dos Magistrados do Brasil”. O evento aconteceu no Museu da Justiça do Estado do Rio de Janeiro, na sala onde em 07 de dezembro de 1940, foi promulgado o Código Penal e seguiu para o Órgão Especial do TJRJ, onde aconteceram os discursos e o coquetel de confraternização. A instalação da Academia foi o último marco da gestão do Desembargador Fábio Dutra à frente da presidência do IMB. “A Academia Brasileira de Letras da Magistratura é um sonho de muitos magistrados, e isso vem se concretizar hoje como os acadêmicos e quem iniciariam. E hoje nós temos 18 acadêmicos que darão início ao projeto, e hoje a academia está vinculada ao MP. E esperamos que futuramente ela possa estar com autonomia”, afirmou o Desembargador Fábio Dutra.


    O jornalista e escritor itapirense Thiago de Menezes, presidente eleito da ‘Federação das Academias de Letras do Brasil’, esteve presente ao evento, quando representou Itapira e foi recepcionado, junto com a Vice-Presidente da FALB e CEO do Jornal DR1, a jornalista e advogada Ana Cristina Campelo de Lemos Santos, pelo juiz-auditor Edmundo Franca de Oliveira. Representando a ‘Academia Brasileira de Letras’, estava o imortal Carlos Nejar e o pastor David Antunes representou a ‘Academia Brasileira Teológica de Letras’. O evento também contou com a presença do atual ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Fux, que recebeu também o diploma de acadêmico. “Agradeço a academia, e como ressaltei no início eu me sinto na minha casa. Agradeço a todas as mulheres presentes, desembargadores e a todos”, declarou Fux. O jornal DR1 entrevistou o atual presidente do IMB, Petterson Barroso. “É muito importante existir o IMB porque ele é um centro de cultura e excelência que levar e traz a cultura de um estado para o outro, trazendo atualização e informações ao jurídico para todos os magistrados”, disse.

    O Desembargador Henrique Carlos de Andrade abordou a educação em seu discurso. “É sempre muito bom quando nós tomamos iniciativas voltadas em favor da cultura. A nossa educação, em termos de Brasil, sofre muito com o problema de formação, como a formação dos jovens. É preciso desenvolver iniciativas grandiosas, onde vamos cuidar da nossa gente, e contribuir pra nossa sociedade. Tenho certeza que a academia inicia uma vida rica e contribuição para a sociedade”, explicou o desembargador. Já o Desembargador Willian Douglas declarou sobre a importância do evento: “Nós temos uma associação que é inteiramente importante, porque elas conversavam, dialogam, se corrigem e se motivam. Então, nós temos o IMB fazendo esse trabalho e a partir de hoje, a Academia Brasileira de Letras da Magistratura irá reunir escritores. Estamos muito felizes por iniciarmos”.

 (Matéria e foto: Press DR1 e FALASP)