sábado, 2 de abril de 2016

FALASP CABO FRIO RJ


Uma bandeira paulista na Região dos Lagos e na Costa do Sol


Situada ao norte do Estado do Rio de Janeiro, a chamada “Costa do Sol” é considerada uma das mais belas regiões do litoral do sudeste brasileiro. Uma de suas principais características é conseguir conviver harmonicamente com os contrastes vindos do luxo e da simplicidade, do moderno e do colonial, tudo com a naturalidade de um povo acostumado a receber e a tratar com simpatia todos os turistas que visitam suas belezas naturais. No total, a Região dos Lagos é formada por 13 cidades que compreendem mais de 100 quilômetros de litoral: Cabo Frio, Armação dos Búzios, Araruama, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Iguaba Grande, Iguabinha, Arraial do Cabo, Rio das Ostras, Barra de São João, Praia Seca, Verão Vermelho e Macaé.  Entretanto, além das inúmeras lagoas e praias belíssimas para todos os gostos, desde as de mar aberto, para o surfe, como aquelas de enseada com águas calmas, para o mergulho; a Região dos Lagos concentra um expressivo número de entidades culturais, sendo que a “Academia de Letras e Artes da Região dos LagosALeART”, fundada com apoio e incentivo da FALASP em 03 de setembro de 2006 e sediada em Cabo Frio, é das mais expressivas e atuantes no cenário cultural fluminense e brasileiro.



FALASP em Cabo Frio, 2010: Mesa de autoridades e presidente das entidades culturais na sede do ROTARY CLUB de Cabo Frio, RJ.


No Teatro Municipal de Cabo Frio, o Deputado Nilton Salomão, após ter sido recebido solenemente pela ALeART, em outubro de 2013, enfatizou aos pares: -  ‘Vamos elevar o "PIB do Ser"!’. Assim, coloca seu mandato a disposição da cultura e das iniciativas dessa Academia, que mais uma vez, sob a batuta do artista plástico e ativista cultural, comendador Carlos Alberto Fouraux, sempre coadjuvado pela esposa e companheira das lides artísticas Cássia Fouraux, a prestigiada “Academia de Letras e Artes da Região dos Lagos - ALeART”, promove, - com muita seriedade - , o  lançamento de vários volumes de sua antologia literária. Nos três primeiros volumes, com prefácio do Conde Thiago de Menezes, Presidente da FALASP, as manifestações e a união dos artistas plásticos e escritores em geral movimentaram a chamada Região dos Lagos ou a Costa do Sol, no Estado do Rio de Janeiro, resgatando e valorizando ainda mais a cultura, através da literatura.  Nela, os organizadores reuniram muitos escritores e acadêmicos, o que formataram em excelentes compêndios poéticos, que resultou numa experiência pioneira para a Região dos Lagos. Depois, os demais volumes apenas salientaram o sucesso dos primeiros e do projeto em si.



FALASP em Cabo Frio, 2010: Conde Thiago de Menezes e Comendador Fouraux, membro da FALASP desde 2005, que recebeu no dia 03 de Junho de 2009, em solenidade magna na sede do Esporte Clube Palmeiras, em Iguaba Grande, Rio de Janeiro, o Título Representante Municipal da FALASP para Cabo Frio. 


É fato que a ALeART é a verdadeira instituição que congrega pintores, poetas, escritores, professores, escultores e desenhistas de toda a “Costa do Sol”; sendo das mais expressivas e atuantes entidades no cenário cultural fluminense e brasileiro, congregando pintores, poetas, escritores, professores, escultores e desenhistas de toda a região. Que o público leitor se delicie com os trabalhos apresentados nessa terceira coletânea da ALeART, assim como, poeticamente, a brisa que corta toda a Região dos Lagos junto às salinas, movendo os moinhos de ventos, considerados também um dos símbolos do local, juntamente com o sol que brilha 300 dias no ano sob um céu azul e límpido.


FALASP em Cabo Frio, 2010: Presença de muitos acadêmicos e comendadores



FALASP em Cabo Frio, 2010: solenidade no ROTARY CLUB



FALASP em Cabo Frio, 2010: Homenagens da entidade paulista a valores culturais da Região dos Lagos, RJ.


Entretanto, a primeira participação da FALASP na Região dos Lagos, RJ, foi por iniciativa da Academia de Artes, Ciências e Letras de Iguaba Grande - AACLIG que organizou memorável Sessão Solene em homenagem ao Sereníssimo Sr. Conde Thiago de Menezes, Presidente Fundador da Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo – FALASP e Grão Mestre de todas as Ordens Honoríficas do Sodalício Acadêmico, que na oportunidade recebeu o Título de Grande Chanceler da AACLIG.


Na ocasião houve Exposição de Obras de Arte com Artistas Plásticos da Região dos Lagos e a Cerimônia constou das seguintes Outorgas:  Comenda de Mérito Presidente Juscelino Kubtischek – FALASP, cadastrada no Exército Brasileiro, a diversas e destacadas personalidades e a Acadêmicos empossandos da Academia de Letras da Mantiqueira, SP; seguida dos Títulos de Representantes Municipais da FALASP para os Acadêmicos Correspondentes da Região dos Lagos: Comendador Carlos Alberto Fouraux (Membro da Ordem do Mérito da FALASP e Presidente Fundador da Academia de Letras e Artes da Região dos Lagos - ALEARTE), Dama Comendadora Dyandréia Valverde Portugal e Dama Comendadora Nice Ventura, respectivamente de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Iguaba Grande, finalizando com entrega de Moção de Agradecimentos.


A solenidade teve efeito às 19 horas do dia 03 de Junho de 2009, quarta-feira, na sede do Esporte Clube Palmeiras, localizado à Rua Paulino Pinto Pinheiro, s/n, centro de Iguaba Grande, Rio de Janeiro.


Posteriormente houveram outros momentos da FALASP em Iguaba Grande, em Cabo Frio e em Rio das Ostras, RJ, quando a bandeira de nossa entidade ficou hasteada sob o sol da Região dos Lagos, num traterno intercâmbio artístico, cultural e social. 

Aconteceram, ainda, alguns momentos da FALASP Núcleo da Região dos Lagos em conssonância também com a ART POP - Academia de Artes de Cabo Frio, RJ:


Evento “Noite de Diplomação Acadêmica em Baile Dançante” - União ART POP e FALASP para posse em 2010 junto a outros convidados de outras entidades culturais de várias partes do país. 


Obs: Cabo Frio é um dos principais pólos turísticos do Brasil, suas belas praias de águas límpidas, areia branca,  finas dunas que são um espetáculo maravilhoso, ilhas de raras belezas, salinas, enseadas, tem tudo para todos os gostos.
Mais do que simplesmente praia e sol, as cidades da Região dos Lagos têm outras atrações para os turistas que estão à procura de algo além do bronzeado.
Cidades criadas e colonizadas logo após o descobrimento, durante o período da extração do pau-brasil, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Casimiro de Abreu, entre outras, guardam tesouros históricos e arqueológicos que se integram à beleza natural da região.
Sétima cidade fundada do Brasil e quarta, no estado, Cabo Frio inicialmente batizada de Santa Helena é a cidade que concentra o maior número de monumentos históricos. Mas só recentemente o município começou a despertar para uma nova vocação: o turismo cultural. Além de espetáculos musicais, a Secretaria de Turismo criou, há muitos anos, um circuito histórico que pode ser percorrido a pé.