segunda-feira, 25 de março de 2019

Homenagem ao Professor Reitor Alcides Ribeiro Filho pela FALASP




Homenagem ao emérito professor Alcides Ribeiro Filho pela FALASP e ANCEC


Educadores de destaque foram galardoados com a outorga do “Diploma da Referência no Mundo Educacional” na cidade de Mogi Mirim, SP


Na terça-feira, 11 de dezembro de 2018, aconteceu no Clube Mogiano na Mogi Mirim, SP, a outorga da Honraria “Diploma da Referência no Mundo Educacional” a diversas personalidades regionais que se dedicaram à causa da educação. Entre elas, além da professora Regina Navas dos Santos (que está à frente da Diretoria de Ensino da Região de Mogi Mirim desde 2017, cuja regional abrange 13 municípios, 72 escolas estaduais, 2.358 professores e 30 mil alunos, aproximadamente) e a vereadora professora Maria Helena Scudeler de Barros (ex-presidente da Câmara Municipal de Mogi Mirim), aconteceu uma homenagem ao emérito professor Alcides Ribeiro Filho pela FALASP/Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo - ANCEC/Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação e ICFU/Instituto Cultural da Fraternidade Universal, que na ocasião foi representado pelo conde Thiago de Menezes. Agora, essa homenagem ao Reitor da UNIFAN - Faculdade Alfredo Nasser e que fez muito por cidades como Aparecida de Goiânia, será levada a efeito, no evento de abertura das atividades da ANCEC e FALASP de 2019. O evento acontecerá no próximo dia 08 de abril, em Brasília, durante solenidade e festa no Minas Hall, localizado no Setor de Clubes Esportivos Norte, dentro do Minas Brasília Tênis Clube.


O atual Deputado Federal Professor Alcides, como é carinhosamente conhecido naquela região do país, nasceu em Remanso na Bahia em 1953, mas foi para Goiás no ano de 1968 com seu irmão Pedro à procura de uma vida melhor e mais oportunidades, pois no interior baiano não havia possibilidade de crescimento profissional. A condução que o levou até Brasília foi um “pau de arara”. Levaram cinco dias neste percurso. Depois pegaram um ônibus e foram para Goiânia. Lá, Alcides conseguiu um emprego de porteiro na Escola Municipal Alfredo Nasser. Com o tempo ganhou a confiança dos diretores e coordenadores até se tornar diretor da própria escola, uma vez que ele tinha formação adequada para o cargo. Nesse período descobriu-se que a propriedade do terreno onde funcionava a escola não era da prefeitura e o dono reclamou a posse. A própria prefeitura sugeriu que comprassem o terreno, mas não tinham o recurso necessário para essa compra. O dono então dividiu em 120 parcelas e Alcides assinou notas promissórias. Como a inflação era maluito ta naquele período, conseguiu quitar antes do prazo. Com o crescimento de Aparecida a escola cresceu junto até se transformar em colégio de aplicação e Faculdade Alfredo Nasser - UNIFAN.



“Diploma da Referência no Mundo Educacional” – FALASP/ANCEC/ICFU 


Também homenageada com a Honraria “Diploma da Referência no Mundo Educacional”, foi a professora Regina Navas, na foto acima em solenidade recente na Câmara Municipal de Mogi Mirim junto à vereadora Maria Helena Scudeler. Paulistana de nascimento e radicada em Mogi Mirim há mais oito anos, a professora Regina tem toda uma carreira construída dentro da Secretaria de Educação paulista, iniciada em 1991. Formada em Ciências, com habilitação em Matemática, pela Faculdade de Ciências e Letras “Plínio Augusto do Amaral”, possui formação em Administração Escolar e Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Amparo e Pós-Graduação em Gestão Educacional com ênfase em Empreendedorismo Social e Educação Comunitária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).


A Vereadora Professora Maria Helena Scudeler de Barros (na foto acima), ex-Presidente da Câmara de Mogi Mirim, personalidade atuante em prol das causas culturais, recebeu a mesma homenagem, sendo representada na ocasião. Maria Helena Scudeler participou de eventos iniciais à época da criação e instalação oficial da FALASP – Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo, tendo recebido a Medalha “Hermínio Ometto - FALASP” e indicada para o Mérito Educacional “Profa. Raphaela Carrozzo Scardua”, personalidade que, aliás, foi retratada em livro pelo conde Thiago de Menezes (presidente da FALASP), sob o título ‘RAPHAELA CARROZZO SCARDUA, perfil de uma Educadora’, lançado em 2016.


Reportagem do jornal O POPULAR, sobre a outorga da Honraria “Diploma da Referência no Mundo Educacional” a diversas personalidades no Clube Mogiano na cidade de Mogi Mirim, SP, ocasião em que ainda houve as outorgas ao escritor e artista gráfico, professor mogimiriano Jhonatan Wilson Quaresma Gomes da Medalha “III Imperatriz Teresa Cristina” e da Medalha do “Mérito Ecológico” – FALASP/ICFU.