segunda-feira, 13 de maio de 2019

Presidência da FALASP condecora a Secretaria de Estado de Cultura do Governo Federal




Presidência da FALASP condecora a Secretaria de Estado de Cultura do Governo Federal


No parâmetro de "desenvolver uma política pública efetiva em prol do patrimônio cultural", o jornalista e Adido de Imprensa Thiago de Menezes esteve em Brasília, onde condecorou o Secretário Executivo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec), Cristiano Vasconcelos, com a "Cruz da Referência Nacional" entregue individualmente aqueles que se destacam no universo cultural. Essa comenda, com participação da ANCEC e da FALASP, também foi outorgada aos cantores e compositores Gilberto Gil, Evandro Mesquita e Nelson Sargento e ao atleta Robson Caetano, entre outros homenageados. Além da Cruz da Referência Nacional, a ANCEC reconhece as artes cênicas, a música, o esporte e a comunicação com outras medalhas.


Consultando parâmetros, entre outros, da Lei Orgânica da Cultura (LOC), Thiago Galenbeck Gagliardi de Menezes tem nos planos, a materialização de uma provável sede para a tradicional ‘Academia Brasileira de Belas Artes – ABBA’, órgão consultivo do governo federal fundada no Rio de Janeiro em 1948 e que agrega a participação de grandes nomes do cenário pictórico nacional, assim como arquitetos, maestros, jornalistas e escritores.


Presidente da FALASP e membro da Associação dos Cônsules no Brasil (Aconbras), Galenbeck Menezes integra o Conselho Municipal de Política Cultural de Itapira, como vice-presidente, que é um órgão colegiado deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador, com composição paritária entre o poder público e a sociedade civil da cidade de Itapira, SP. Faz parte ainda do Conselho Municipal de Esportes e Lazer de Itapira, cidade que sedia a Academia Itapirense de Letras e Artes (Aila).


Em Brasília, a FALASP e ANCEC, desejam ainda, fortalecer o fraterno intercâmbio cultural com a ‘Academia Internacional de Cultura – AIC’ e a ‘ALMUB - Academia de Letras e Música do Brasil’, assim como com o ‘Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal’, fundado em 1964 e que tem como patrono o ex-presidente da República Juscelino Kubitscheck de Oliveira, e a ‘Academia de Letras de Brasília’, cujo patrono também é o ex-presidente do Brasil Juscelino Kubitschek (1902-1976), iniciado anos atrás através da amizade e o convívio cordial de acadêmicos como Reis de Souza, Stella Alexandra Rodopoulos, Maria de Lourdes Reis, Henriques do Cerro Azul e Áureo Mello.

 (Fotos: ANCEC)