sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Livro “GALENBECK, a Saga de uma Família” em Mogi Mirim


“GALENBECK, a Saga de uma Família”

Pré-lançamento de obra que retrata a trajetória da família prussiana Galenbeck acontecerá em Mogi Mirim e a obra enfoca ainda outros imigrantes como os Legutke e os italianos Gagliardi

A família Galenbeck, que deixou sua marca em muitas cidades em que participaram de suas formações, tem sua história contada no livro “GALENBECK, a Saga de uma Família”, de autoria do presidente da FALASP – Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo, o escritor e jornalista Thiago Galenbeck de Menezes.

O pré-lançamento oficial do livro “GALENBECK, a Saga de uma Família”, de Thiago Galenbeck de Menezes, publicado pela Editora Futurama, será no dia 20 de outubro de 2021, a partir das 19h30min, no Centro Cultural “Lauro Monteiro de Carvalho e Silva” (à Av. Santo Antônio, 430. Centro - Mogi Mirim, SP). A noite de autógrafos será em prol do Lar Santo Antônio.

Com apresentação do escritor e jornalista Gabriel Kwak, membro da Academia Paulista de Jornalismo (APJ) e com capa do premiado cenógrafo, artista plástico e diretor de arte Alberto Camarero, o livro tem suas orelhas a cargo do escritor e pesquisador Alberto de Oliveira, que também luta na recuperação de nomes e famílias perdidas na memória brasileira.

Além de enfocar a família prussiana Galenbeck, a obra “GALENBECK, a Saga de uma Família”, de Thiago Galenbeck de Menezes, traz a história detalhada da chegada de outros imigrantes alemães como os Legutke, que fizeram parte da formação de Leme, entre outras, assim como detalha a chegada e trajetória de imigrantes italianos como os Gagliardi e os Boro, além de contar passagens sobre os Salviato (do interior do Espírito Santo), os Sani e os Nicoletto, que em algum momento se cruzam historicamente com os Galenbeck. Também a família Mähl tem sua trajetória narrada em detalhes, pois a matriarca Christina Mähl foi casada com Guilherme Galenbeck, o patriarca que deixou a Pomerânia no ano de 1857 e veio tentar a vida no Império do Brasil, que vivia um momento de grandes transformações econômicas e sociais.

E na histórica Mogi Mirim, também fizeram história e deixaram suas marcas, como podemos observar numa das apreciações da obra: “O Brasil é um país feito por imigrantes: Em 1874 o primeiro imigrante prussiano chegado em Mogy Mirim, Johann Friedrich Wilhelm Galenbeck, protestante, ficava noivo de Ambrosina d’Oliveira Souza, filha de Francisco Eleutério de Souza e Althenia Ferreira de Souza, ambos católicos e de antigos troncos mogimirianos. De Mecklenburg-Vorpommern às terras mogianas, o caminho foi longo e esse resgate é uma forma trazer à vida a memória de tradicionais antepassados e assim estabelecer ou fortalecer relações pessoais imediatas, assim como reverenciar a memória das cidades, onde os Galembeck, oriundos da Alemanha Oriental, fincaram laços. Em 1883, na Igreja de São José, era batizado Arthur Galembek, filho de Guilherme Galenbeck e Amélia Carolina, filha do Major Victor Arigny Villares da Cunha e de Rosa Maria Torriani, descendente do capitão Venâncio Maria Torriani, que em Mogy Mirim fora juiz de órfãos, vereador por duas legislaturas (entre 1829 e 1834). Casados pelo Vigário José Maria Cardoso de Vasconcellos, tendo como testemunhas o Capitão Venâncio Ferreira Alves Adorno e Joaquim Ferreira Alves Adorno, o casal teve 08 filhos que se espalharam pelo interior paulista”. (da redação)

Matéria no jornal A Gazeta Itapirense: 

https://gazetaitapirense.com.br/thiago-menezes-lanca-livro-que-fala-de-sua-descendencia-prussiana/?fbclid=IwAR073ipAc3farr5TSa70KCpg4s1Q61OJmd0Z3Lajsk0Im4CMIcXC3BeaRZc